Saber quais os materiais escolares que serão usados no ano letivo pelo seu filho faz toda a diferença para uma compra certeira e despreocupada.
Um novo ano letivo está prestes a começar e o que os pais querem saber do momento é: quais os materiais escolares indispensáveis para este ano? Bom, a lista de materiais tende a variar e muito, mas existem alguns itens considerados “padrão” quando falamos em itens necessários para estudo.
Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns dos principais e mais essenciais materiais escolares, aqueles que realmente não podem faltar. Continue lendo as próximas linhas e confira todos os detalhes.
Quais os materiais escolares são mais essenciais?
A verdade é que os tipos de materiais a serem comprados dependerá, sobretudo, da escola e ano letivo do estudante. Entretanto, em um âmbito geral, alguns materiais escolares sempre são solicitados, sendo fundamentais em sala de aula.
Caderno = um dos principais materiais escolares
Existem diversas opções de cadernos no mercado e o colégio irá solicitar aquele em que é capaz de atender as necessidades do aluno para aquele ano. Entretanto, na hora da compra também vale avaliar o perfil do aluno. Por exemplo, imagine que a escola solicitou um caderno de 10 matérias, mas o aluno faz muitas anotações.
Sendo assim, a melhor opção é buscar um caderno com algumas matérias a mais, para que as folhas não acabem no meio do ano letivo. Geralmente, alunos dos anos finais usam cadernos de 12 matérias, enquanto alunos da educação infantil ou fundamental 1 utilizam cadernos de até 90 folhas, um de caligrafia e um caderno de desenho.
Mochila
Um dos materiais escolares mais essenciais é a mochila, afinal, é onde o estudante carrega todos os demais itens para o dia a dia de aprendizado. Uma grande dica é buscar por uma mochila com vários compartimentos, garantindo uma melhor organização dos objetos.
As mochilas com estampas de desenhos, filmes ou animações costumam ser mais caras. Por isso, quem procura economizar deve procurar opções mais neutras. Além disso, não se pode esquecer de ficar atento ao peso da mochila já com os materiais. Se ela estiver muito pesada, o aluno poderá acabar sofrendo de dores nas costas.
Lápis, caneta, lapiseira, borracha e apontador
O estudante precisa ter ao seu alcance bons objetos que lhe permitam fazer suas anotações durante as aulas. Em geral, para alunos mais velhos, canetas e lapiseira são os itens mais recomendados, afinal, eles já sabem os segurar corretamente e possuem um domínio maior das normais.
Para os alunos dos primeiros anos de ensino, a indicação é de apenas lápis para a escrita. Usar caneta, neste momento, pode ser um grande desafio e, até mesmo, um pulo de etapas.
Sobre a borracha e apontador: é sempre bom, independente do ano letivo, contar com esses itens. Isso porque, erros sempre podem acontecer e contar com itens capazes de “salvar” nestes momentos, faz toda a diferença.
O estojo não pode faltar entre os materiais escolares
Outro item fundamental entre os materiais escolares. O mercado está repleto de modelos diferentes e a escolha deve considerar o perfil do aluno. Isso porque, alguns alunos gostam de muita cor em suas anotações, por isso, usam canetas coloridas e canetinhas.
Além disso, devem levar o lápis ou lapiseira, borracha, corretivo, apontador, dentre outros itens. Ou seja, algo que exige um estojo maior e com mais compartimentos. Já para outros estudantes, apenas duas cores de caneta, um lápis e uma borracha são o suficiente. Assim, um estojo pequeno se torna a melhor opção.
Agenda
Por fim, mas não menos importante, contar com uma agenda é algo essencial. São muitos os compromissos de um estudante, que vão desde o dia de uma prova, entrega de trabalho, até datas de reuniões e afins. Por isso, independente do período, uma agenda faz toda a diferença para uma melhor organização do aluno.
Enfim, como citamos anteriormente, muitos outros itens podem ser solicitados, considerando o ano letivo do aluno. Entretanto, estes itens são os mais solicitados, independente do período. Portanto, fique atento ao que é necessário, siga nossas dicas e garanta um ano muito produtivo para o seu filho!
FONTE
Lista de material escolar: saiba o que não pode faltar. Quero Bolsa. Consultado em 14 de janeiro de 2022.