O processo de adaptação escolar exige segurança e dedicação dos pais, afinal, é um mundo novo para a criança.
Para algumas mamães e papais, esse início de ano letivo é bastante turbulento, ainda mais quando falamos em mudança de escola ou primeiro ano assíduo frequentando o espaço. Entretanto, mesmo essa mudança sendo algo doloroso para algumas crianças, o processo de adaptação escolar não precisa ser algo ruim.
Por isso, pensando em ajudar você e, automaticamente, seu pequeno, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar a criança e a você mesmo neste processo. Vamos lá?
Comece com uma boa conversa
Para a criança, a escola é um ambiente totalmente desconhecido, onde ela está longe de pessoas que ama e conhece. Por isso, quando a criança chega na escola sem saber sobre o que acontece no espaço ou sem compreender o motivo de precisar ficar ali, tudo se transforma em um mundo bastante assustador.
Por isso, a primeira e uma das maiores dicas para uma boa adaptação escolar, é: converse bastante com a criança. Isso passará mais tranquilidade para ela e irá mostrar como a escola pode ser algo legal. Se a criança tiver perguntas, procure respondê-las de maneira objetiva, acolhedora e sincera.
A adaptação escolar começa de casa
O processo para uma boa adaptação escolar começa antes da criança chegar ao colégio. Isso porque, a preparação para o início das aulas também faz parte do processo para que a criança entenda o que está acontecendo. Por isso, vale incluir o pequeno na escolha do material e, posteriormente, na etiquetagem e separação dos mesmos.
Além disso, faz toda a diferença começar a mudar a rotina do pequeno de maneira que o proporcione conforto e segurança. Acordar nos horários que seriam próprios para a escola, tirar sonecas que condizem, fazer brincadeiras nos horários que também serão no colégio. Pequenas ações que fazem toda a diferença.

Passe o máximo de segurança que puder
Sem dúvidas, para a criança, este é um momento de bastante insegurança. Por isso, faz toda a diferença que a família transmita essa confiança que falta. Uma dica para isso é conhecer bem a instituição escolhida, observando a rotina do local e tendo contato com os profissionais deste.
É normal que, nos primeiros dias, a separação seja difícil para os adultos também. Mas é importante evitar demonstrar essa ansiedade, afinal, precisamos que as crianças se sintam seguras. Com carinho e muita paciência tudo se encaixa, você verá.
Adaptação escolar = adaptação de comportamento
Crises de choro ao chegar à escola ou apatia depois da aula são comportamentos um tanto quanto comuns nas crianças. Por isso, para amenizar este problema, é importante que alguém de confiança (pai, mãe ou responsável) fique por algum tempo com a criança na escola.
Assim, temos como resultado mais tranquilidade e familiarização com o ambiente. Além disso, não se deve sair sem se despedir, afinal, o pequeno pode se sentir angustiado e abandonado com isso. Portanto, nossa maior dica é: converse sobre as despedidas e mostre que elas não são ruins, mas sim oportunidades para grandes aventuras.
Os adultos também precisam de adaptação
Sim, os adultos também precisam se adaptar ao processo. Sabemos que este primeiro momento tende a ser difícil, afinal, é uma grande mudança na rotina e também na relação com a criança. Entretanto, como já citamos anteriormente, tranquilidade e segurança são cruciais neste momento.
É fundamental que a família esteja confiante sobre a instituição escolhida e transmita isso para o pequeno. Além disso, os adultos também devem ajustar seu comportamento. Sendo assim, demonstre interesse sobre as “novidades” que a criança tem para contar e mantenha espaço para que ela se abra com você.
Este pode ser um momento de reforço do vínculo familiar. Portanto, não deixe de se mostrar presente, atento e interessado.
Enfim, por mais que a adaptação escolar seja um período desafiador, ele também é muito importante para o desenvolvimento da criança. Cada mudança na vida de uma criança tendem a ser recebidas de maneira diferente. Por isso, cabe aos pais tomarem as atitudes certas para garantir segurança, conforto e leveza para o período.
FONTE
7 dicas para facilitar a adaptação escolar do seu pequeno. Leiturinha. Consultado em 14 de fevereiro de 2022.