Durante nossa vida, passamos por diferentes fases e processos, e durante nossa vida escolar, o processo de aprendizagem infantil não poderia ser diferente.
Entre todas as etapas que passamos em nosso crescimento, o processo de aprendizagem infantil é talvez o mais importante deles, que pode ser notado ainda nos primeiros anos de vida.
É a partir do processo de aprendizagem infantil que desenvolvemos algumas habilidades importantes para o nosso crescimento saudável. Então, existem algumas fases importantes de conhecermos.
Assim, todas essas fases são esperadas em faixas etárias estabelecidas, ou em momentos marcantes. Estes direcionam a percepção, o pensamento lógico, a compreensão das experiências…
Por isso a escola é um ambiente tão importante para as crianças, pois elas desenvolvem essas habilidades ou aquisições por meio de estratégias pedagógicas.
O processo de aprendizagem infantil
Então, existem alguns processos de desenvolvimento que as crianças passam, desde a infância com os pais, até o início da adolescência. Dentre elas, podemos destacar:
- Desenvolvimento afetivo e social, que estabelecemos desde bebês e levamos até a fase escolar, conhecendo amiguinhos, abraçando, cedendo o lugar…;
- O aspecto cognitivo, que consiste em processar informações, perceber, integrar, compreender e responder aos diversos estímulos;
- Desenvolvimento da coordenação motora, através das atividades como desenhar, escrever, segurar objetos, até correr nas gincanas e aulas de educação física;
- A linguagem, que começa com sons sendo balbuciados até palavras inteiras sendo formadas, aos poucos.
Porém, existem etapas estabelecidas, que norteiam o que deve ser esperado durante o processo de aprendizagem infantil.
Além disso, é válido ressaltar que todas as etapas ou estágios que explicaremos a seguir andam juntas com os processos de desenvolvimento que explicamos acima.
O estágio sensório motor
Marcada dos 0 aos 2 anos, é a fase que a criança começa a ganhar consciência de algumas sensações, focando na percepção e ação.
Sabe aquelas brincadeiras de esconde-esconde, que as crianças escondem só a cabeça, mas o resto do corpinho fica para fora e elas acham que estão escondidas? Descreve muito bem essa fase!
Afinal, elas só consideram que existe aquilo que está em seu campo de visão e que pode ser tocado. Por isso é tão normal os bebês chorarem quando não estão vendo os pais!
Processo de aprendizagem infantil e o processo pré-operatório

Este processo acontece dos 2 aos 7 anos, e inicia-se a criação de representações da realidade que vive – aqui inicia-se o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos pequenos.
É normal que, nessa fase, uma característica muito comum apareça, mas não quer dizer que seja um traço da personalidade deles: o egocentrismo. Afinal, começam a perceber mais a fundo o que está ao seu redor e querer se inserir nisso.
A etapa operatório-concreta e o pensamento lógico
Dos 7 aos 12 anos, a criança começa a conseguir entender as representações que teve anteriormente e acrescentar às suas experiências vividas.
É nessa fase também que conseguem distinguir o que é certo e errado. Além disso, as regras passam a fazer sentido, desde que não seja algo extremamente abstrato.
Nessa fase, passam a ter um pouco mais de independência nas coisas que devem fazer em seu próprio mundo, para manter as coisas certas.
Processo de aprendizagem infantil e o estágio operatório-formal

Por fim, a partir dos 12 anos, é a fase em que elas começam a conseguir representações abstratas, sem formas físicas. Começam a entrar no mundo das ideias.
Além de começarem a desenvolver a empatia e compreensão às experiências de outras pessoas, levando o ponto de vista do outro em consideração.
Enfim, gostou de saber mais sobre os processos de aprendizagem infantil que o seu filho está passando? Tem alguma dúvida?
O Colégio Patronato tem um corpo docente e profissionais especializados para ajudá-lo a entender melhor o estágio de desenvolvimento que seu filho está. Entre em contato conosco!